Banner

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

A origem do Reggaeton ( Reggaetón )

( Tego Calderon)

O reggaeton ou reggaetón é um estilo musical que varia do reggae jamaicano, influenciado pelo hip hop das zonas de Miami, Los Angeles e Nova York latina. As particularidades do reggaeton são suas letras que fala de locais do Porto Rico e sua influência de outros estilos musicais hispanos, como a salsa e bachata. Nasceu a partir de festas que os DJs colocavam mais batidas nas músicas de reggae, especificamente o dancehall, fazendo ficar mais dançantes do que antes.

História

O nome reggaetón vem da junção das palavras "reggae" e "maratón" ("maratona", nome que se dá a um concurso de rima típico do rap). Ao certo, não se sabe sua origem, alguns dizem que é de Porto Rico, já outros que é de Panamá. O nome reggaeton só foi criado e se tornou proeminente entre 1994 e 1995, em Porto Rico. Mas artistas como El General, Nando Boom, Chico Man, Rene Renegado, Black Apache, são considerados os DJs precursores do estilo e pais do reggaeton, já que misturavam reggae jamaicano com ritmos latinos.
Começou a se espalhar no inicio dos anos oitenta como ritmo clandestino, com músicas de rap em espanhol com conteúdo forte, como Soy de la calle do portoriquenho Vico C. A atração pelo rap deu fruto a grandes músicas como "La Escuela" de Ruben DJ e "Gata Sanduguera" de Mey Vidal. A fusão do ritmo reggae, com o rap em espanhol, deu como origem uma fusão que foi evoluindo até o reggaeton de hoje.
A partir do ano 2001 tem ganhado espaço na Europa e todo o Continente Americano, incluindo Estados Unidos.É, de fato, um dos principais ritmos dançantes na América do Sul na atualidade em países de língua espanhola, e em menor proporção no Brasil, muito provavelmente devido à diferença de idioma, a enorme variedade de ritmos dançantes próprios do pais.

Características

O reggaetón geralmente é cantado em "spanglish", uma mistura de inglês e castelhano (espanhol). Muitos artistas optaram por fazer suas músicas, principalmente, sobre sexo para alcançarem a fama mais rapidamente. Mas outros artistas usaram como temática, em suas letras, o racismo, as drogas, o crime (temas que fazem parte da cultura hip hop gangsta) e, até, o cristianismo.


Criticas

O ritmo reggaetón tem gerado bastante polêmica entre a sociedade dos vários países onde este faz sucesso. Isso se dá principalmente pelo teor pornográfico de algumas letras como por exemplo a canção do artista Pitbull chamada "Toma" ("Abre suas pernas/Quero ver você agir como um animal") e pela dança chamada perreo que consiste na imitação da posição sexual dos cachorros, em que o homem posiciona-se atrás da mulher, onde esta inclina-se com as mãos nos joelhos, e esfrega suas nádegas na púbis masculina.
Em Porto Rico o governo ameaçou proibir manifestações de reggaeton por causa do incentivo à violência e prostituição. Artistas como Vico C e Many Montes se engajaram na campanha de estimular uma consciência crítica da população em relação aos artistas que fazem músicas usando o sex appeal e o estímulo à violência para vender, não só em relação aos artistas de reggaeton como de rap e pop.
Em Cuba o ritmo reggaetón foi considerado "perigoso" pela União de Jovens Comunistas, que escreveram em seu jornal o "Juventude Rebelde" que esse estilo musical "divulga a luxúria e o vício" e chegaram até mesmo a propor sua proibição pois segundo eles o ritmo "comprovadamente incita a violência e o consumo de tóxicos". Polêmicas à parte o fenômeno reggaetón é descrito por alguns como o hip hop dos latinos, e por outros como apenas mais uma moda passageira.

Artistas

Entre os artistas de reggaetón mais conhecidos do mundo estão: J Balvin, Reykon, Yelsid, Tito "El Bambino", Tego Calderón", Daddy Yankee, Hector "El Father", Don Omar, esses primeiros são os veteranos do reggaetón, e junto com Pitbull, Wisin y Yandel,Vico C, Luny Tunes, Baby Rasta e Gringo, Mey Vidal, Ivy Queen, Alexis Y Fido, Zion e Lenox, Big Yamo e outros artistas, formam um montante de "reggatoneros". Um dos Grupos mais conhecidos por nos Brasileiros e principalmente pelos paranaenses é o Chapa C , que foi o primeiro grupo a realizar shows no Brasil, ( Foz do iguaçu, Cascavel , Toledo - PR) No entanto, Daddy Yankee, o mais famoso da lista, porém contestado por ser 'vendido' por se entregar ao hip-hop e pelas letras ainda apelativas.
No Brasil o estilo chegou pela voz dos Señores Cafetões liderados por Mc Papo e Mc Sped, integrantes originais da banda, com o Hit "Piriguete!" , a cantora Leilah Moreno também deixou sua marca com um remix no estilo reggaeton, os irmãos Ruivo e Checo do grupo Muamba Bitt iniciaram com o tema "Tá Solteira" e " O Bagulho é Reggaeton" e a dupla bilingüe Ivan Krons (Bolivia) & Premier Kalderon (Brasil)intitulada Kartel Latino com a faixa "Amada Minha" e o Hit Internacional "El Paraiso", também vieram da primeira safra de artistas deste gênero que ficou pouco conhecido após a chegada do álbum Barrio Fino de Daddy Yankee. Este mostrou um Reggaeton de protesto e sexo. A música que fez o ritmo estourar no pais foi o Hit internacional "Gasolina".



Rasta vibes and positives vibrations!




Nenhum comentário:

Postar um comentário