Banner

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

A origem do Reggaeton ( Reggaetón )

( Tego Calderon)

O reggaeton ou reggaetón é um estilo musical que varia do reggae jamaicano, influenciado pelo hip hop das zonas de Miami, Los Angeles e Nova York latina. As particularidades do reggaeton são suas letras que fala de locais do Porto Rico e sua influência de outros estilos musicais hispanos, como a salsa e bachata. Nasceu a partir de festas que os DJs colocavam mais batidas nas músicas de reggae, especificamente o dancehall, fazendo ficar mais dançantes do que antes.

História

O nome reggaetón vem da junção das palavras "reggae" e "maratón" ("maratona", nome que se dá a um concurso de rima típico do rap). Ao certo, não se sabe sua origem, alguns dizem que é de Porto Rico, já outros que é de Panamá. O nome reggaeton só foi criado e se tornou proeminente entre 1994 e 1995, em Porto Rico. Mas artistas como El General, Nando Boom, Chico Man, Rene Renegado, Black Apache, são considerados os DJs precursores do estilo e pais do reggaeton, já que misturavam reggae jamaicano com ritmos latinos.
Começou a se espalhar no inicio dos anos oitenta como ritmo clandestino, com músicas de rap em espanhol com conteúdo forte, como Soy de la calle do portoriquenho Vico C. A atração pelo rap deu fruto a grandes músicas como "La Escuela" de Ruben DJ e "Gata Sanduguera" de Mey Vidal. A fusão do ritmo reggae, com o rap em espanhol, deu como origem uma fusão que foi evoluindo até o reggaeton de hoje.
A partir do ano 2001 tem ganhado espaço na Europa e todo o Continente Americano, incluindo Estados Unidos.É, de fato, um dos principais ritmos dançantes na América do Sul na atualidade em países de língua espanhola, e em menor proporção no Brasil, muito provavelmente devido à diferença de idioma, a enorme variedade de ritmos dançantes próprios do pais.

Características

O reggaetón geralmente é cantado em "spanglish", uma mistura de inglês e castelhano (espanhol). Muitos artistas optaram por fazer suas músicas, principalmente, sobre sexo para alcançarem a fama mais rapidamente. Mas outros artistas usaram como temática, em suas letras, o racismo, as drogas, o crime (temas que fazem parte da cultura hip hop gangsta) e, até, o cristianismo.


Criticas

O ritmo reggaetón tem gerado bastante polêmica entre a sociedade dos vários países onde este faz sucesso. Isso se dá principalmente pelo teor pornográfico de algumas letras como por exemplo a canção do artista Pitbull chamada "Toma" ("Abre suas pernas/Quero ver você agir como um animal") e pela dança chamada perreo que consiste na imitação da posição sexual dos cachorros, em que o homem posiciona-se atrás da mulher, onde esta inclina-se com as mãos nos joelhos, e esfrega suas nádegas na púbis masculina.
Em Porto Rico o governo ameaçou proibir manifestações de reggaeton por causa do incentivo à violência e prostituição. Artistas como Vico C e Many Montes se engajaram na campanha de estimular uma consciência crítica da população em relação aos artistas que fazem músicas usando o sex appeal e o estímulo à violência para vender, não só em relação aos artistas de reggaeton como de rap e pop.
Em Cuba o ritmo reggaetón foi considerado "perigoso" pela União de Jovens Comunistas, que escreveram em seu jornal o "Juventude Rebelde" que esse estilo musical "divulga a luxúria e o vício" e chegaram até mesmo a propor sua proibição pois segundo eles o ritmo "comprovadamente incita a violência e o consumo de tóxicos". Polêmicas à parte o fenômeno reggaetón é descrito por alguns como o hip hop dos latinos, e por outros como apenas mais uma moda passageira.

Artistas

Entre os artistas de reggaetón mais conhecidos do mundo estão: J Balvin, Reykon, Yelsid, Tito "El Bambino", Tego Calderón", Daddy Yankee, Hector "El Father", Don Omar, esses primeiros são os veteranos do reggaetón, e junto com Pitbull, Wisin y Yandel,Vico C, Luny Tunes, Baby Rasta e Gringo, Mey Vidal, Ivy Queen, Alexis Y Fido, Zion e Lenox, Big Yamo e outros artistas, formam um montante de "reggatoneros". Um dos Grupos mais conhecidos por nos Brasileiros e principalmente pelos paranaenses é o Chapa C , que foi o primeiro grupo a realizar shows no Brasil, ( Foz do iguaçu, Cascavel , Toledo - PR) No entanto, Daddy Yankee, o mais famoso da lista, porém contestado por ser 'vendido' por se entregar ao hip-hop e pelas letras ainda apelativas.
No Brasil o estilo chegou pela voz dos Señores Cafetões liderados por Mc Papo e Mc Sped, integrantes originais da banda, com o Hit "Piriguete!" , a cantora Leilah Moreno também deixou sua marca com um remix no estilo reggaeton, os irmãos Ruivo e Checo do grupo Muamba Bitt iniciaram com o tema "Tá Solteira" e " O Bagulho é Reggaeton" e a dupla bilingüe Ivan Krons (Bolivia) & Premier Kalderon (Brasil)intitulada Kartel Latino com a faixa "Amada Minha" e o Hit Internacional "El Paraiso", também vieram da primeira safra de artistas deste gênero que ficou pouco conhecido após a chegada do álbum Barrio Fino de Daddy Yankee. Este mostrou um Reggaeton de protesto e sexo. A música que fez o ritmo estourar no pais foi o Hit internacional "Gasolina".



Rasta vibes and positives vibrations!




quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

QUINTA DUB


Nesta QUINTA DUB falarei um pouco sobre o estilo DUB, uma variação do Reegae music.

O dub surgiu na Jamaica no final da década de 1960. Inicialmente era apenas uma forma de remix de músicas reggae, nos quais se retirava grande parte dos vocais e se valorizavam o baixo e a bateria. Muitas vezes também se incluía efeitos sonoros como tiros, sons de animais, sirenes de polícia, etc.
Hoje em dia o dub é considerado um estilo musical, não mais mera forma de remix.

O dub é caracterizado por ser uma versão de músicas existentes, tipicamente enfatizada pelas batidas da bateria e as linhas arrojadas de baixo. As trilhas instrumentais são saturadas de efeitos processados (delay e reverb) aplicados a pedaços da letra e em algumas peças da percussão, enquanto os outros instrumentos passeiam entrando e saindo da mixagem, e algumas vezes do tempo da música. Uma outra característica do dub é o baixo encorpado com tons bem graves. A música incorpora, além de efeitos processados, outros ruídos como cantar de pássaros, trovões e relâmpagos, fluxo de água, e algumas inserções de vocais externos; pode ser mixada ao vivo por DJs, aumentando o grau de detalhes sonoros.

Versões instrumentais

Essas versões são geralmente instrumentais, algumas vezes incluindo trechos de vocais da versão original. Freqüentemente essas faixas são usadas por toasters (espécie de oradores) em rimas expressivas e de grande impacto com letras aliteradas, que são chamadas de remixes de DJs. Como oposto da terminologia hip-hop, no dub quem comanda o microfone é chamado de DJ (também chamado de MC – Microfone Commander ou Master of Ceremony), enquanto quem escolhe as músicas e opera os toca-discos é o seletor.

Economia

A maior razão da produção de várias versões é a economia: um produtor pode usar uma gravação própria para produzir inúmeras versões dentro de uma única sessão de estúdio. Essas versões são também uma oportunidade para exercitar o lado criativo do produtor e do engenheiro de som. Normalmente essas versões eram lançadas no lado B dos singles, enquanto o lado A era exclusivo para o lançamento de hits.

Vou colocar abaixo um exemplo de DUB, um clássico do Rei dubizado!






Agora um exemplo mais detalhado de um DUB.






Dub no Brasil

As primeiras canções em ritmo dub feitas no Brasil foram lançadas pela banda Paralamas do Sucesso, no disco Selvagem?, em 1986. Eram as músicas "Teerã Dub" (versão dub de "Teerã") e "Marujo Dub" (versão dub de "Melô Do Marinheiro").
Na década de 90 mais bandas visitaram o estilo.
Em 1994, a banda carioca O Rappa lançou seu álbum de estréia, que trazia canções dub. O estilo da banda traz bastante influência do dub, principalmente nos shows, onde fazem ao vivo versões dub de suas canções.
Outra banda bastante influenciada pelo dub foi Chico Science & Nação Zumbi. Embora possa ser difícil identificar quais canções da banda trazem influência de dub, ela é bastante evidente em faixas como "Côco Dub" e "Dubismo".
Em 1999, a banda Cidade Negra lançou o álbum Dubs, talvez o primeiro álbum lançado no Brasil só com músicas em ritmo dub. O disco vinha acompanhado da compilação chamada Hits, que trazia relançamentos das canções de maior sucesso dos discos anteriores. Nos discos posteriores da banda, várias canções passaram a ter bastante influência do dub.
Outras bandas que lançaram músicas em ritmo dub no Brasil foram Djambi, Echo Sound System, Canamaré, Skank, Reggae B, Iriê (com versões dub remixadas por Ricardo Vidal - técnico de som do Rappa - e Nelson Meirelles - integrante do Digital Dub e quem produziu os dois primeiros discos do Cidade Negra). Também as bandas gaúchas Profetas d'Zion e Ultramen (com as canções "Estrada Perdida Dub" e "Máquina Do Tempo Dub"), e o grupo de rap Face Da Morte.
Recentemente surgiu um certo interesse pelo dub no Brasil, o que fez surgirem algumas bandas especializadas nesse estilo, como Dubtribe Sound System.
No Rio de Janeiro, o primeiro sound system especializado em dub foi o Digitaldubs, criado em 2001 por MPC, Nelson Meirelles e Cristiano Talkmaster. Na Bahia, o dub é representado pela banda Dubstereo Sound.

( Fonte - Wickipedia )

Jah Bless!

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

IRMANDADE BRASMORRA



Quem ja teve a oportunidade de ouvir o som desses guerreiros ja percebeu que é com muito peso que suas letras derrubam não só o sistema hipócrita dessa nossa República Federativa Brasileira, como também aqueles que aceitam esse sistema de braços cruzados.
Valorizo muito a atitude desses representantes da cultura reggae baiana, que a cada dia se fortalece não pela mídia, mas sim pela sua constante caminhada em prol da luta contra a hipocrisia do país.


Vários sucessos como "Viver de aparência" "Cidade Baixa" e " Perfume Ganja" conquistam a cada dia a todos que mantém a mesma luta intensa contra a Babilônia na terra.

Muita paz aos guerreiros do irmandade.


Vou disponibilizar alguns sons da banda para baixar ( ou só ouvir mesmo ), confiram nos links abaixo:
  


   2(Cidade baixa)  ..ılılı..ııllıı..ılılı.. ♪   



Rasta vibes and positives vibrations!